A Globo aproveitará o ano eleitoral para fazer uma série de remodelações no Jornal Nacional: o telejornal mais assistido do país passará por uma série de investimentos ao decorrer de 2022 e a primeira das novidades poderá ser conferida pelos telespectadores já nas próximas semanas. 



A emissora alinha os últimos detalhes para agendar a estreia do novo cenário da Previsão do Tempo do noticioso, que seguirá sendo feita dos estúdios de São Paulo. O projeto, visto internamente como algo sem precedentes na televisão nacional, está sendo desenvolvido há quase oito meses.

SITE apurou que a líder de audiência adquiriu um telão hiper-realista, com altura de mais de três metros, para servir de cenário para as entradas de Eliana Marques. A jornalista deixará seu ambiente atual, composto por uma tapadeira azul e dois televisores de LED, para comandar um modelo de previsão do tempo nunca vista no Brasil. O departamento de Criação Visual do canal desenvolveu uma série de soluções 3D para ilustrar as notícias climáticas no noticioso — se a previsão for de tempestade, nuvens irão surgir atrás da jornalista para ilustrar as condições do clima.

As novidades, no entanto, não param por aí: também haverá a possibilidade de artes saltarem do chão do estúdio para abordar de forma mais didática problemas climáticos, como ilhas de calor, poluição da água e o desmatamento. Além disso, a Globo contará com imagens em alta qualidade disponibilizadas pela NASA para ilustrar o novo formato do quadro. Para assegurar que tudo esteja em pleno funcionamento para a estreia, a emissora tem testado as ferramentas desde 2021. Anne Lottermann, que se transferiu para a Band, chegou a participar da gravação de pilotos.

Na semana passada, as novas soluções criadas para a Previsão do Tempo foram apresentadas oficialmente para William Bonner (âncora e editor-chefe do Jornal Nacional) e Ali Kamel (diretor do departamento de Jornalismo). Fontes da reportagem que participaram da reunião asseguram que a dupla ficou empolgada com as novidades e esperam poder estrear as modificações o quanto antes. Nos bastidores da emissora, o comentário é de que o novo visual das notícias climáticas do jornalístico será “um show visual”.

Depois da implantação das novas tecnologias no estúdio de São Paulo, haverá uma avaliação interna do que já pode ser implantado também no Rio de Janeiro e o que precisará ser aprimorado antes de ganhar espaço no principal cenário do telejornal. Ao menos por enquanto, não há um planejamento de mudanças radicais para o set em que Bonner e Renata Vasconcellos abordam os principais temas do dia, e sim a chegada de aprimoramentos tecnológicos, como aconteceu em 2009 e 2015, em que os novos cenários eram frutos de reformas do ambiente construído em 2000.