O ciclo da teledramaturgia da Record chegou ao fim na Argentina mais uma vez. Insatisfeita com os baixos índices de audiência de A Terra Prometida, a Telefe decidiu mudar a sua programação a partir desta quarta-feira (24), tirando a novela brasileira do ar antes mesmo de seu final. 



O folhetim foi cancelado com pouco mais da metade de seus capítulos exibidos — o canal transmitiu o 96º episódio da trama, de um total de 179, nesta terça-feira (23), dia em que a emissora líder de audiência no país vizinho anunciou o cancelamento da história bíblica.

A partir de agora, os argentinos que quiserem seguir acompanhando a novela vão precisar baixar o aplicativo oficial da rede, que disponibilizará os capítulos restantes diariamente ao decorrer dos próximos meses. Na televisão, o espaço deixado pela produção da Record, que ocupava duas horas da programação matinal da Telefe, será preenchido pelos melhores momentos de dois folhetins turcos transmitidos nas tardes do canal — das 9h30 às 10h30, será a vez do compacto de Hercai, seguido pelos destaques do dia anterior de Zuleyha, entre 10h30 e 11h30.

Depois de um início promissor, a história de Josué perdeu fôlego com o passar dos meses e se tornou uma das menores audiências da maior rede do país. O folhetim virou freguês do El Trece, que exibe as revistas eletrônicas Nosotros a La Mañana e Los Ángeles de La Mañana, e era o principal responsável por prejudicar o desempenho do Flor de Equipo, transmitido entre 11h30 e 13h. Por mais que a faixa matinal não faça parte da média-dia, aferida na Argentina entre 12h e 0h, a novela afetava diretamente a performance da atração seguinte, que também não conseguia liderar.

Com a movimentação, A Terra Prometida se transformou na segunda novela cancelada pela Telefe neste ano: há dois meses, a emissora transferiu a turca Icerde para o seu aplicativo, despertando a raiva dos fãs da trama, que era transmitida na faixa da meia-noite. Ela, diferentemente da trama brasileira, era líder de audiência em seu horário, mas foi preterida por conta da chegada de uma nova temporada do Bake Off (a versão argentina do formato, assim como o MasterChef, tinha episódios diários).