Fenômeno de audiência dos domingos, o Globo Rural ganhará ainda mais espaço a partir da próxima semana. 



O noticiário destinado ao homem do campo, acostumado a ter mais telespectadores do que toda a programação transmitida pelas rivais nos finais de semana, ganhará mais meia hora no ar e passará a ser transmitido mais cedo, a partir das 8h em ponto. Para anunciar a mudança, a emissora preparou uma grande campanha de divulgação do jornalístico, que já está sendo transmitida nos intervalos comerciais da programação.

A novidade também foi oficializada por Nelson Araújo, responsável por comandar a versão dominical do formato há 31 anos consecutivos. “Temos uma boa novidade para você: a partir do domingo que vem, o Globo Rural vai ser um pouco maior, com 1h20min de duração. É mais reportagem, mais matérias de atualidade e mercado, e mais respostas para as suas dúvidas. O programa vai começar mais cedo, às 8h da manhã”, anunciou o apresentador, no encerramento da edição levada ao ar em 28 de novembro.

Com a mudança de horário do jornalístico, a Globo também promoverá outras mudanças em sua programação nas madrugadas de sábado e nas manhãs de domingo. Com o fim da temporada do Seleção do Samba, a emissora antecipará o horário de exibição dos filmes do Supercine e do Corujão. A Santa Missa, tradicionalmente comandada pelo Padre Marcelo Rossi, também será levada ao ar mais cedo, a partir das 5h55 da manhã, enquanto a faixa de produção regional começará por volta de 6h55. Depois, às 7h25, será o início do Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Habitualmente comandado por Araújo e Helen Martins, não é raro que o Globo Rural marque mais audiência do que medalhões da televisão brasileira. Em 24 de outubro, por exemplo, a dupla marcou média de 10,7 pontos na Grande São Paulo e mobilizou mais público do que o Hora do Faro (8,0), Eliana (8,2), Domingo Legal (7,1) e Programa Silvio Santos (8,0) — e nem mesmo boa parte das demais atrações da emissora líder, como o Auto Esporte (9,5) e o Esporte Espetacular (7,6), conseguem superar a cotação do Boi Gordo.